Thursday, May 26, 2011

Marcas do Expressionismo

Foi uma grande coincidência quando cheguei à FAAP para ver a exposição da Grace Kelly e vi ao lado oposto a exposição Marcas do Expressionismo. Coincidência porque naquela mesma semana meu professor de Historia da Arte e Arquitetura estava falando justamente sobre o tema e tivemos uma aula quase que inteira sobre Flávio de Carvalho.

A exposição tem vários desenhos e pinturas dele. A exposição foi inteira montada com as obras do próprio acervo da FAAP, exibindo para todos que existem muitas obras que não vimos pelos corredores da faculdade, muito menos no museu.

A exposição reúne representantes das artes visuais nacionais do século XX. São poucas, mas temos obras de Anita Malfatti, várias de Flávio de Carvalho e Oswaldo Goeldi. Vale a pena lembrar que todos eles foram representantes do modernismo no Brasil e são os que mais dá vontade de ver por horas. A paleta de cores que Anita e Flávio usavam parece saltar aos olhos no meio de tantas gravuras em preto e branco. Também tem obras de Marina Caran e Heinz Kühns; pinturas de Juarez Magno, Pierre Chalita, Émile Tuchband e Otoni Gali Rosa, produzidas nas últimas décadas do século XX, e obras de artistas mais contemporâneos como Herman Tacasey e Marco Paulo Rolla.
Quem se interessar, corre, porque é só até o dia 29/5.



No comments: