Thursday, June 23, 2011

Camille (1936)






 

É a famosa História de Alexandre Dumas Fils, A Dama das Camélias. Eu sou suspeita para falar, pois é um dos meus livros favoritos. Como é de se esperar Greta Garbo faz o papel de Marguerite Gautier e o lindíssimo Robert Taylor faz o papel de Armand. Mais um filme de George Cukor na minha lista do fim de semana.

Para quem nunca leu o livro ou viu o filme, a história basicamente se desenvolve em volta da prostituta Camille (um nome popular para Marguerite), lindíssima e cheia de joias graças ao Barão que a visita constantemente.

Os problemas de Marguerite começam quando o jovem Armand se apaixona por ela, e aos poucos, ela acaba também se apaixonando por ele. Os pais do jovem não aprovam, ela de certa forma não aprova o fato dele estar jogando a vida fora com ela.

Marguerite vive doente, fica implícita uma tuberculose, e acaba por morrer na frente de Armand.

O estilo despojado das colegas de Marguerite, das senhoras que a acompanham, deixa o filme mais leve, apesar de ter sido escandaloso na época. A própria Garbo ri da vida de uma maneira tão leve e despreocupada que é impossível não sorrir.

É um daqueles filmes maravilhosos que giram em torno da diva.

No comments: