Monday, July 11, 2011

Neon Genesis Evangelion

Alguém já deixou um bilhete para si mesmo em alguns anos? Eu encontrei um que tinha feito aos 16 anos. Eu pedia para assistir novamente e ler novamente algumas histórias que não tinha entendido. Eu não lembro mais as circunstancias que me levaram a escrever o bilhete, mas lá estava escrito muito claramente para tentar assistir Neon Genesis Evangelion de novo e ver se entendia aquele final.

Faz um bom tempo que deixei de assistir animes e ler mangás. Não porque não gosto, mas porque as histórias não tem mais aquele apelo que tinha antes. As novas histórias não me atraem, não sei por quê. Resolvi dar mais uma chance a Evangelion.  

Talvez com 16 anos eu fosse muito bobinha ou meu inglês era muito fraco (eu gosto de assistir com o áudio original e a legenda em inglês, não pode ser outra língua. Deve ser mais uma das minhas neuroses). Eu sei que finalmente eu entendi o plot Nerv/Seele. Sim, isso esclareceu muita coisa pra quem pensava que a história era só luta entre mechas gigantes.

Admiro muito a animação, principalmente para a época que foi feita. Até mesmo os subplotes e a construção dos personagens foram mais compreendidos agora. Finalmente eu não fiquei com raiva do Shinji por ser um molóide depressivo, mas eu entendi a origem dessa depressão, coisa que realmente, na primeira vez que vi, eu não tinha estrutura para entender.

O final ainda me incomoda, não por não ter entendido, mas por achar que foi pretensioso demais. Eu assisti os episódios normais, os director's cut, Death and Rebirth e o End of Evangelion. Li o mangá também, principalmente porque queria saber como colocariam no papel aquela esquizofrenia do Instrumentallity. A porcaria do mangá não termina. E apesar de ter gostado muito da versão Iron Maiden 2nd, não foi bem o que eu queria.

Se eu tivesse que refazer aquele roteiro, eu ficaria numa parte mais psicológica, talvez tentasse algo mais verossímil (não transformaria todo mundo em sopa, really!).

Eu até aguento a viagem, mas queria muito saber o que acontece depois que Shinji e Asuka acordam na praia. Mais 3 minutos seria o suficiente para saber o que passou pela cabeça deles naquele momento. Tudo bem que a intenção é cada entender o que quer, mas é tão frustrante... isso é uma das coisas que eu reclamava na faculdade. Odeio filmes que deixam para o espectador tirar suas próprias conclusões. Eu gosto de saber o que o criador pensou. As vezes imagino que esse recurso serve apenas para preencher uma falta de imaginação para terminar uma história.

Eu andei pesquisando o que rolou nesse tempo (10 anos!) que fiquei sem ver nada de Evangelion. Está saindo uma nova versão com uma animação maravilhosa, com algumas diferenças no plot e alguns personagens novos. O ultimo filme saiu em 2009 e eu sinceramente estou sem paciência para esperar os próximos. Tem 4 anunciados e dois já saíram. Será que dessa vez eu vou ver o que rola depois da praia? Será que dessa vez vão dar um final decente?
 
 

 

 

3 comments:

Louco said...

Ah, o de sempre, nee-chan. Darris tá dizendo que os dois vão ser os únicos sobreviventes e que, depois de ter passado um pusta perrengue, Shinji faz uma versão 'H' com Asuka na tal da ilha deserta #^^# Vc sabe, não dá pra esperar nada de outro tipo do meu perverso alter ego, né?

Curti 'the iron maiden', e não só pela excelente escolha de nome (Bruce Dickinson rules!!!!). Se no todo, fiquei com pena de ver que a Rei, mesmo com mais atitude, ainda não levou o ouro (???) pra casa. Mas de novo, desde a Serina vc deve se tocar que eu tenho um fraco pela Ayanami, né? ^^

Mas não, não verei Evangelion. Prefiro ir ali no newgrounds ver a saga 'There She Is', é bonita, é triste em umas partes e absurdamente engraçada em outras (quando Nabi fica sem graça e sai correndo, Doki taca nele um laço, uma boleadeira e finalmente o derruba com uma Pokebola ^^)

Bjon do otouto - e olha a hora que eu tô acordado

Vivi said...

Espero que isso signifique que você estava terminando o email...

mas eu to assistindo de novo pq eu naum tinha entendido a primeira vez que vi e também pq tá saindo essa nova versão que... wow... é de babar, otouto.

Louco said...

Eu não duvido. Vc tem bom gosto, ainda que às vezes o use em coisas estranhas (é ruim que eu ia deixar passar ^^ Sou seu otouto, oras!)

Mas educadamente declino da chance de ver de novo, nee-chan. Talvez eu ainda o faça, mas tô assitindo, e curtindo muito mais, o anime do One Piece. Lá eu encontro ação, (muita) comédia e drama (muito, nos momentos certos) nas medidas que eu necessito e consigo achar bom, e olha só! Mesmo com umas garotas bonitas lá, não é em torno disso que gira o anime! E apesar de já ter superado os quinhentos episódios e ainda tá longe de acabar, a história continua consistente e sem ficar enrolando. Taca mandar tia Takahashi dar uma lida, ver se aprende como fazer uma história longa sem ficar no ciclo upgrades na Tessaiga + upgrades no Naraku...

Bjon! tem mensagem ali em cima tbm (pra compensar o embaço do e-mail ^^)